Sobre São Francisco Xavier

Antigo pouso de tropeiros que circulavam entre Minas Gerais e São Paulo, SFX se mantém até hoje como um pequeno e acolhedor povoado encravado no sopé da Serra da Mantiqueira. Criado oficialmente em 1892, e situado a 50 km de São Jose dos Campos, São Francisco Xavier esta rodeado pela exuberância da mata atlântica preservada e de alguns dos mais altos picos da Serra da Mantiqueira, como o Pico do Selado com 2.082 m de altura.

O Distrito de São Francisco Xavier, com seus 322 km² ocupa cerca de 30 % da área total do município de São Jose dos Campos, sendo que metade dela é Área de Proteção Ambiental (APA), que ainda contém remanescentes da Mata Atlântica original que cobria toda a Serra da Mantiqueira.

Além de possuir um relevo e vistas deslumbrantes, São Francisco Xavier tem importância fundamental para todo o sistema hidrográfico do Rio Paraíba do Sul e por essa razão esta inserido em uma Área de Proteção Ambiental (APA) federal, e também é APA Estadual pela Lei n° 11.262 de 8 de novembro de 2002. Atualmente a APA esta sendo regulamentada através de um Comitê Gestor composto de importantes entidades dos setores público e privado. Deste trabalho resultará um Distrito focado no ecoturismo e na preservação ambiental, com severas restrições ao zoneamento urbano e rural, o que impedirá a especulação imobiliária desenfreada.

Assim, será preservada a qualidade de vida dos que escolheram morar ou ter casas de lazer em São Francisco Xavier atraídos por sua natureza e pelo clima de montanha da região .

É importante saber que nesta serra nascem rios que formam as duas principais bacias hidrográficas das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Preservar tudo isso, estimulando a ocupação consciente da região, dentro das normas ambientais estabelecidas, faz parte da nossa missão.

São Francisco Xavier para você

Além do ar puro, das montanhas com paisagens maravilhosas e da grande quantidade e variedade de aves e animais silvestres, você estará:

- longe da poluição;

- longe do ruído infernal;

- longe do stress;

Tudo isso em meio a trilhas para caminhadas, prática de mountain bike, e lugares maravilhosos para a prática de esportes radicais nas montanhas, rios e cachoeiras, alguns deles adequados para prática de bóia-cross, áqua-rider e cascade.

DADOS DO DISTRITO

Área Total: 322 km²

População: Urbana: 1.307
  Rural: 3.281

 

Temperaturas: (ºC)    
  Mínima Máxima
Verão 3 3,5
Outono 6 30
Inverno 1,5 25
Primavera 8 30,5

MAPA DE ACESSO